Home > Conheça > A Cidade

A Cidade

 
 
 
 

Ribeirão Bonito é uma pequena cidade, localizada na região central do interior do estado de São Paulo, há 32 quilômetros do marco que determina o centro geográfico do Estado e 270km da capital. Tem uma área de 472 quilômetros quadrados, e uma população de 12.075 habitantes de acordo com o último censo.

Sua história inicia-se em 1862, quando instalou-se a família Alves Costa. A região pertencia à cidade de Brotas, de onde se provia tudo, medicamentos, mantimentos, além dos registros de casamentos, batizados e etc. As viagens eram muito penosas pela distância e pela mata virgem que cobria a região. A família Alves Costa doou 15 alqueires de terra para a Igreja, com a ideia de constituir um povoado e uma capela. Em 1882 o povoado foi promovido a freguesia e criou-se o distrito de paz de Ribeirão Bonito. Em 1890 a vila foi elevada a município. Cresceu com as culturas de mandioca, cana de açúcar e café. Em 1894 foi inaugurada a linha da Cia Paulista de Estradas de Ferro e em 1904 foi inaugurada a atual igreja Matriz, no centro da cidade.

A topografia da cidade é acidentada e o clima varia entre seco e temperado. As belezas naturais fazem de Ribeirão Bonito uma cidade atrativa, cheia de cachoeiras. Ao visitar a cidade alguns pontos são obrigatórios, como a Praça da Matriz e a visita ao Morro Bom Jesus. Ribeirão Bonito também é famosa por suas tradicionais festas populares, como a Festa de Agosto, em homenagem a Bom Jesus da Cana Verde, o padroeiro da cidade.

Copyright © Amarribo 2012. Todos os direitos autorais reservados.